Home / Medicamentos / Bristol Myers fecha acordo de US$ 11,1 bilhões com a BioNTech para expandir seu portfólio de oncologia.

Bristol Myers fecha acordo de US$ 11,1 bilhões com a BioNTech para expandir seu portfólio de oncologia.

Fonte: Freepik
 Fonte: Freepik

A Bristol Myers Squibb anunciou uma parceria de até $11,1 bilhões com a BioNTech SE para co-desenvolver e comercializar o medicamento experimental contra câncer BNT327, com um pagamento inicial de $1,5 bilhão.Este acordo é considerado um dos maiores licenciamentos em oncologia dos últimos anos, refletindo a crescente concorrência no segmento de imunoterapia.

As ações da BioNTech subiram 15% nas negociações pré-mercado nos EUA e 13,1% na bolsa de Frankfurt, enquanto as ações da Bristol Myers tiveram um leve aumento de 1%. O BNT327 utiliza um mecanismo duplo para atacar tumores sólidos, estimulando o sistema imunológico e interrompendo o suprimento sanguíneo do tumor.

BioNTech poderá receber até $2 bilhões em pagamentos não contingentes até 2028 e até $7,6 bilhões em marcos de desenvolvimento e comercialização.

Ambas as empresas dividirão lucros e perdas globalmente de maneira igual. Atualmente, o BNT327 está em ensaios clínicos para tratamento de câncer de pulmão de células pequenas e não pequenas, com mais de 1.000 pacientes já tratados.

O acordo também permitirá que ambas estudem o BNT327 em combinação com outros compostos experimentais. Essa parceria faz parte da estratégia da Bristol Myers de reforçar seu portfólio ante a expiração de patentes de medicamentos-chave. O mercado de imunoterapia é previsto para atingir vendas globais anuais de $60 bilhões até 2027.

Fonte: Business Times