Trump assina ordem executiva para as farmacêuticas reduzirem preços voluntariamente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (12) a ordem executiva que determina que a indústria farmacêutica deve promover uma redução “voluntária” dos preços dos medicamentos no mercado americano.
Ou seja, não há nenhuma norma específica ou autoridade governamental que obrigue a redução dos preços. Ao invés disso, o governo optou por pressionar a indústria farmacêutica a fazê-lo, sob ameaças de ações regulatórias ou a importação de medicamentos de empresas estrangeiras.
Nesta segunda, Trump declarou que não iria mais “tolerar a exploração da grande indústria farmacêutica.”
A ordem foi vista como uma vitória parcial para as empresas do ramo, que esperavam algo muito mais agressivo por parte de Trump.
Ele afirmou que a redução nos preços dos medicamentos fará parte do grande processo orçamentário do Congresso, embora nenhuma proposta legislativa divulgada pela Câmara ou pelo Senado inclua tal disposição.
Trump também alegou incorretamente que medicamentos prescritos representam 50 ou 60% dos gastos com programas federais de saúde. Na verdade, os pagamentos a hospitais e médicos compõem a maior parte desses gastos.
Fonte: Valor Econômico