Home / Medicamentos / Uso e aprovacoes / OMS alerta para aumento na resistência a medicamento contra o HIV

OMS alerta para aumento na resistência a medicamento contra o HIV

Fonte: Freepik
 Fonte: Freepik

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, que o medicamento da GSK contra o HIV, o dolutegravir, apresentou níveis altos de resistência em humanos em comparação aos observados em ensaios clínicos.

 A entidade chegou à conclusão a partir de dados de observação e pesquisa enviados por diferentes países. Eles indicam que, para alguns grupos populacionais, o medicamento não foi tão eficaz em suprimir a atividade do HIV. A OMS não informou quais países comunicaram os dados de resistência ao medicamento.

 Recomenda-se desde 2018, o uso do dolutegravir como tratamento preferencial de primeira e segunda linha para o HIV. Estudos mostraram que ele é mais eficaz, mais fácil de tomar e leva a menos efeitos colaterais do que outros medicamentos atualmente em uso.

 No entanto, os novos dados enviados mostram que a resistência variou de 3,9% a 8,6% e atingiu 19,6% entre as pessoas com histórico de tratamento e que fizeram a transição para uma terapia antirretroviral contendo dolutegravir para combater cargas virais altas do HIV.

 O controle da resistência aos medicamentos contra o HIV é essencial para prevenir, monitorar e obter uma resposta eficaz

Fonte: Metropoles