Vacina contra o câncer previne recorrência de câncer renal avançado em pequeno estudo

Depois que seus tumores renais avançados foram removidos cirurgicamente, nove pacientes foram protegidos do retorno do câncer graças a uma vacina experimental e personalizada contra o câncer, relataram pesquisadores.
O pequeno ensaio de fase 1 foi realizado pelo Dana-Farber Cancer Institute, com os resultados publicados na Nature. Mesmo mais de três anos após a cirurgia, nenhum dos pacientes viu seus tumores recidivar.
As vacinas aumentaram as células T que atacam o câncer em 166 vezes, escreveram os cientistas, e essas células imunes persistiram no corpo durante todo o estudo.
Os pacientes receberam a vacina nos dias 1, 4, 8, 15 e 22 após a cirurgia, com reforços nas semanas 12 e 20. Cinco pacientes também receberam o anticorpo inibidor de ponto de verificação Yervoy (ipilimumab) junto com a vacina.
Um paciente no estudo morreu de complicações de saúde mental que não estavam relacionadas ao câncer e ao tratamento, escreveram os pesquisadores em seu artigo. Caso contrário, os efeitos colaterais mais comuns foram reações locais à injeção da vacina e sintomas semelhantes aos da gripe.
Todos os nove pacientes tinham carcinoma de células renais de células claras em estágio 3 ou 4, a forma mais comum de câncer renal. Câncer que tem alto risco de recorrência.
Fonte: Fiercepharma, publicado em 06/02/2025