Home / Medicamentos / Mercado / Farmacêuticas europeias alertam sobre êxodo para os EUA face ao risco das tarifas de Trump

Farmacêuticas europeias alertam sobre êxodo para os EUA face ao risco das tarifas de Trump

Fonte: Freepik
 Fonte: Freepik

As empresas farmacêuticas alertaram a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sobre um possível êxodo para os EUA devido à iminência de tarifas, disse um grupo da indústria após uma reunião.

“Os EUA agora lideram a Europa em todas as métricas de investidores, desde disponibilidade de capital, propriedade intelectual, velocidade de aprovação até recompensas por inovação”, disse a Federação Europeia de Indústrias e Associações Farmacêuticas em uma declaração, por e-mail.

Cerca de 85% dos investimentos em despesas de capital e até metade dos gastos com pesquisa e desenvolvimento estão em risco, com base em uma pesquisa com 18 empresas internacionais feita pelo grupo comercial. Isso se traduziria em cerca de 103,2 bilhões de euros (US$ 112,9 bilhões).

Os fabricantes de medicamentos exigiram “mudança radical de política” na União Europeia, incluindo disposições mais fortes sobre propriedade intelectual e políticas coerentes em toda a legislação ambiental e química. A EFPIA representa cerca de 40 empresas farmacêuticas que operam na Europa, incluindo Bayer AG, AstraZeneca Plc e Novartis AG.

Fonte: Valor Econômico