Home / Medicamentos / Crovalimab, medicamento subcutâneo para HPN da Roche, pode ser um eventual desafiante à dupla poderosa de HPN da AstraZeneca, Soliris e Ultomiris

Crovalimab, medicamento subcutâneo para HPN da Roche, pode ser um eventual desafiante à dupla poderosa de HPN da AstraZeneca, Soliris e Ultomiris

Fonte: Freepik
 Fonte: Freepik

A China se tornou o primeiro país a aprovar o crovalimabe, medicamento para hemoglobinúria paroxística noturna (HPN), uma resposta subcutânea aos tratamentos infundidos da AstraZeneca, Soliris e Ultomiris.

A subsidiária da Roche, Chugai Pharmaceutical, que desenvolveu o crovalimab e detém os seus direitos no Japão e em Taiwan, anunciou a aprovação do anticorpo monoclonal C5 inibidor do complemento humanizado. A Administração Nacional de Produtos Médicos da China (NMPA) permitirá seu uso em pacientes com 12 anos ou mais que não receberam terapia com inibidores do complemento.

A aprovação ocorre 12 meses depois que a Roche apresentou os resultados de um estudo de fase 2 que mostrou que o crovalimabe é comparável ao Soliris, um sucesso de bilheteria desenvolvido pela Alexion, subsidiária da Astrazenica, que domina o mercado de PNH há mais de uma década. A Roche conduziu três ensaios de fase 3 bem-sucedidos.

Crovalimab é o segundo medicamento aprovado desenvolvido com a tecnologia de anticorpos pela Chugai. Embora os anticorpos normalmente se liguem a um antígeno apenas uma vez, o crovalimab foi concebido para se ligar repetidamente ao antígeno, permitindo a inibição sustentada do complemento numa dose baixa. Isso permite que o tratamento seja administrado a cada quatro semanas.

 Fonte: Fiercepharma