Uplizna da Amgen se torna promissor para tratamento de outra doença rara
O medicamento para doenças raras Uplizna, direcionado ao CD19, foi adquirido pela Amgen através da compra da Horizon Therapeutics por US$ 27,8 bilhões. Agora, com um estudo em fase 3 sobre distúrbio fibroinflamatório progressivo, doença relacionada à imunoglobulina G4 (IgG4-RD), o medicamento parece estar caminhando em direção a uma expansão do rótulo.
No estudo MITIGATE com 135 adultos com IgG4-RD, o tratamento com 300 mg de Uplizna intravenoso reduziu o risco de agravamento da doença em 87% em comparação com o placebo durante 52 semanas
Os parâmetros secundários que mostram a capacidade do medicamento de reduzir os surtos e permitir a remissão da doença também foram alcançados. A Amgen disse que apresentará os dados completos do ensaio em uma futura reunião médica.
A IgG4-RD é uma doença crónica imunomediada que pode afetar progressivamente “quase todos os órgãos do corpo”, muitas vezes múltiplos de cada vez, e é marcada por períodos de remissão e crises imprevisíveis da doença. A condição pode causar danos irreversíveis aos órgãos, com ou sem sintomas.
O MITIGATE marca o primeiro ensaio controlado por placebo a fornecer fortes evidências para o tratamento da doença com um regime “novo e poupador de esteróides”, acrescentou a empresa. A pesquisa poderia abrir caminho para uma abordagem de tratamento de toxicidade reduzida.
Com a positividade no teste em mãos, a Amgen solicitará aprovação nos EUA para IgG4-RD. Uplinza é atualmente indicado para tratar distúrbios do espectro da neuromielite óptica de doenças autoimunes raras em várias regiões.
Fonte: Fierce Pharma