Os 20 medicamentos mais vendidos em todo o mundo em 2023
Já se passaram vários anos desde que as vacinas COVID-19 da Pfizer e Moderna saltaram para o topo das tabelas de vendas da indústria farmacêutica, desbancando líderes de longa data com vendas sem precedentes. Mas, como 2023 registou grandes expirações de patentes, o aumento de medicamentos para perda de peso e outras novas dinâmicas, a classificação do ano dos 20 principais medicamentos por vendas globais apresentou surpresas.
O Blockbuster da oncologia da Merck, Keytruda, subiu ao topo no ano passado, acrescentando mais uma vantagem. Com mais de 30 indicações em vários tipos e estágios de câncer, o inibidor PD-L1 não mostra sinais de parar.
Com 25 mil milhões de dólares em vendas globais, o medicamento representou cerca de 40% da receita total da Merck no ano passado. As vendas da Keytruda deverão atingir US$ 30 bilhões este ano.
Ozempic e seus equivalentes à base de semaglutida eram os nomes que estavam na boca de todo mundo no ano passado, colocando um grande destaque no campo da obesidade e levando uma onda de fabricantes de medicamentos a lutar para desenvolver suas próprias ofertas.
O Ozempic da Novo foi aprovado pelo FDA para tratar diabetes tipo 2 desde 2017, mas ganhou popularidade rapidamente nos últimos anos por seus benefícios na perda de peso. A demanda fervorosa se espalhou para outros medicamentos da classe e, agora, a Novo comercializa uma marca dedicada à obesidade em Wegovy.
É provável que as classificações de 2024 incluam mais medicamentos da classe de medicamentos GLP-1. Espera-se que os produtos GLP-1 assumam o controle da classe de medicamentos mais vendidos dos inibidores PD-1 este ano, com cerca de US$ 50 bilhões em vendas anuais.
No Ranking estão:
- Keytruda
- Humira
- Ozempic
- Eliquis
- Biktarvy
- Dupixente
- Comirnaty
- Estelara
- Opdivo
- Darzalex/Darzalex Faspro
- Eylea/Eylea HD
- Tricafta/Kaftrio
- Gardasil/Gardasil 9
- Skyrizi
- Trulicitidade
- Ocrevus
- Spikevax
- Prevnar
- Revlimid
- Entresto
Fonte: Fiercepharma