Home / Medicamentos / Aprovação do Ocaliva em risco após FDA sinalizar preocupações em documento informativo do comitê consultivo

Aprovação do Ocaliva em risco após FDA sinalizar preocupações em documento informativo do comitê consultivo

Fonte: Freepik
 Fonte: Freepik

Para o medicamento para doenças hepáticas Ocaliva, da Intercept Pharmaceuticals, os resultados não param de chegar.

Antes de uma reunião do comitê consultivo, o FDA divulgou documentos informativos condenatórios (PDF) questionando a eficácia e a segurança do medicamento da Intercept. O regulador dos EUA levantou uma questão especificamente para os testes pós-comercialização que a Intercept usou em uma tentativa de manter a aprovação acelerada que ganhou em 2016.

O Ocaliva foi aprovado inicialmente nos EUA em 2016 para colangite biliar primária (CBP), uma doença autoimune na qual os ductos biliares do fígado ficam inflamados e são lentamente destruídos.

A reunião do comitê consultivo considerará especificamente se o Intercept cumpriu seus requisitos de pós-comercialização sob o aval acelerado do FDA da Ocaliva. As empresas que ganham aprovação acelerada do FDA devem executar estudos adicionais para provar os méritos de seus medicamentos.

A Intercept está ansiosa pela reunião de especialistas na esperança de que possa finalmente garantir uma aprovação completa para o Ocaliva no tratamento de PBC de segunda linha. Ele acrescentou que o FDA definiu uma data de ação de 15 de outubro para sua decisão de aprovação final sobre o medicamento da Intercept.

Esta reunião do Comitê Consultivo é um passo importante no processo regulatório que nos dará a oportunidade de abordar o perfil de risco-benefício do Ocaliva para o painel de especialistas que a FDA reuniu. Nós compilamos um pacote de dados abrangente que inclui dados de ensaios clínicos randomizados controlados por placebo, bem como vários estudos de evidências do mundo real e oito anos de experiência pós-comercialização do paciente, que falam sobre o impacto do tratamento que o Ocaliva está causando para pacientes com PBC.

Fonte: Fiercepharma