Pfizer conquista o primeiro lugar em crescimento de receita anual
Depois de seis trimestres consecutivos nos quais a Eli Lilly ou a Novo Nordisk alcançaram o maior crescimento de receita anual entre as principais empresas do setor biofarmacêutico, houve um novo campeão no terceiro trimestre.
Com um aumento de 32% nas vendas, a Pfizer alcançou o primeiro lugar entre os grandes fabricantes de medicamentos no período, superando os números de crescimento de vendas da Novo (21%) e da atual campeã Lilly (20%).
O desempenho da Pfizer ocorreu durante um trimestre notável de crescimento de receita para o setor. Das 20 maiores empresas do setor em vendas, nove registraram aumentos de dois dígitos e apenas três tiveram declínios. Isso contrasta, por exemplo, com o primeiro trimestre de 2023, quando a Novo, com 27%, foi a única empresa com um aumento de dois dígitos nas vendas e estava entre apenas seis das 20 maiores farmacêuticas que tiveram um aumento de receita ano a ano (YOY).
Quanto ao aumento de vendas da Pfizer no Q3, ocorreu depois que a empresa registrou um aumento de receita de apenas 2% no segundo trimestre e um declínio de 19% no primeiro trimestre deste ano. Durante esses períodos, seus resultados ainda foram distorcidos por uma onda de vendas de produtos da COVID durante a pandemia.
No terceiro trimestre, parte do aumento da receita da Pfizer (PDF) de US$ 13,2 bilhões para US$ 17,7 bilhões pode ser atribuída à aquisição da Seagen e aos US$ 854 milhões em vendas adicionais geradas pelos produtos do especialista em câncer de Seattle.
Mas uma porção muito maior do aumento da receita da Pfizer veio de uma recuperação extraordinária nas vendas do antiviral COVID Paxlovid, que gerou US$ 2,7 bilhões no período. Foi um aumento de US$ 2,5 bilhões nas vendas do Paxlovid no terceiro trimestre de 2023 e ocorreu por causa de um aumento no vírus, disse a empresa.
O desempenho pegou até a Pfizer de surpresa, pois aumentou sua projeção de receita anual em US$ 1,5 bilhão em ambas as pontas, para uma nova faixa de US$ 61 bilhões a US$ 64 bilhões.
Fonte: Fiercepharma