Home / Medicamentos / Uso e aprovacoes / Primeiro teste molecular para rastrear malária em doadores de sangue é aprovado pela FDA

Primeiro teste molecular para rastrear malária em doadores de sangue é aprovado pela FDA

Fonte: Freepik
 Fonte: Freepik

O teste cobas Malaria é o primeiro teste molecular aprovado pela FDA para rastrear malária em doadores de sangue nos EUA .

A malária é uma infecção parasitária grave e potencialmente fatal, mais comumente transmitida por mosquitos, que também pode ser transmitida por transfusão de sangue.

Este teste aprovado pode ajudar os profissionais de saúde a reduzirem os riscos potenciais de infecção do paciente por produtos sanguíneos transfundidos. O teste cobas Malária fornece uma solução altamente sensível e específica para ajudar a garantir que as unidades de sangue infectadas são removidas do fornecimento de sangue.

O teste molecular cobas Malária rastreia amostras de sangue total para as cinco principais espécies de parasitas Plasmodium que são conhecidos por causarem infecção humana. O valor potencial de um teste molecular de rastreio de doadores para a malária é melhorar a segurança e a disponibilidade do sangue. O teste destina-se à triagem de doadores de sangue, órgãos e tecidos.

Globalmente, um grande número de possíveis dadores é excluído da doação de sangue devido a viagens para residências em zonas endémicas de malária. A microscopia e os testes sorológicos existentes não são suficientemente sensíveis para mitigar de forma fiável o risco de transfusão de malária.

Em 2022, quase metade da população mundial corria risco de contrair malária. Embora a África Subsariana carregue uma parcela desproporcionalmente elevada do fardo global da malária, as regiões da OMS do Sudeste Asiático, do Mediterrâneo Oriental, do Pacífico Ocidental e das Américas também registam números significativos de casos e mortes. Houve uma estimativa de 249 milhões de casos de malária em 2022, e o número estimado de mortes por malária foi de 608.000. Em 2022, a Região Africana registou 94% e 95% dos casos e mortes por malária, respectivamente.

O teste estará disponível nos Estados Unidos no final do segundo trimestre de 2024. A aprovação em países com marcação CE está prevista para ainda este ano.

 

 Fonte: Roche