Home / Medicamentos / Uso e aprovacoes / Moderna se prepara para o possível lançamento da vacina contra VSR neste outono

Moderna se prepara para o possível lançamento da vacina contra VSR neste outono

Fonte: Freepik
 Fonte: Freepik

Com as vendas de COVID-19 da Moderna em baixa após a mudança para um mercado de vacinas endêmico, a biofarmacêutica está ocupada preparando sua próxima injeção potencial de mRNA no vírus sincicial respiratório (VSR). E apesar da vantagem inicial dos concorrentes GSK e Pfizer, a Moderna continua confiante de que a sua vacina candidata, a mRNA-1345, ainda terá um nicho a preencher.

A Moderna espera atualmente que as aprovações iniciais de sua vacina contra o VSR comecem a ocorrer durante o primeiro semestre de 2024, disse a empresa em um comunicado à imprensa. Por sua vez, a empresa está a planear um potencial lançamento nos EUA no outono, o que capitalizaria os seus esforços comerciais estabelecidos no mercado sazonal de imunização contra a COVID-19, explicou a Moderna.

O VSR é um vírus sazonal do resfriado, mas pode causar problemas respiratórios graves e pneumonia em idosos, bebês e imunocomprometidos.

Com a potencial aprovação do mRNA-1345, a Moderna entraria em uma disputa de vacinas já em curso entre a GSK e a Pfizer, que ganharam acenos históricos para as suas próprias injecções contra o VSR em Maio passado e ambas já têm registado vendas.

Dito isto, a vacina de mRNA da Moderna, se aprovada, seria a única injeção no mercado em uma seringa pré-cheia, o que poderia oferecer uma potencial vantagem de conveniência sobre seus concorrentes.

Fonte: Fiercepharma