Enquanto a rival Merck monopoliza o fornecimento de BCG, a ImmunityBio recorre ao Serum Institute para a fabricação de novo combo
A ImmunityBio obteve na semana passada a aprovação do FDA para sua imunoterapia Anktiva, a ser usada junto com a vacina Bacillus Calmette-Guérin (BCG) para tratar certos pacientes com câncer de bexiga. O problema é que há uma escassez global contínua de BCG.
Agora, a biotecnologia da Califórnia fez parceria com o Serum Institute of India em um acordo exclusivo para fabricar BCG globalmente.
O acordo visa criar “uma solução de longo prazo para problemas crônicos de escassez de fornecimento de BCG” e produzir BCG “em grande escala” para uso em combinação com Anktiva no câncer de bexiga não invasivo muscular (NMIBC).
A BCG, originalmente desenvolvida como uma vacina contra a tuberculose, é também um tratamento padrão para o NMIBC, que é responsável por cerca de 80% dos cerca de 80.000 novos diagnósticos de cancro da bexiga todos os anos nos EUA.
Na indicação atual, a ImmunityBio irá enfrentar o Keytruda PD-1 da Merck & Co. e a terapia genética Adstiladrin da Ferring Pharmaceuticals, ambas administradas sozinhas sem BCG. Ironicamente, a Merck é atualmente o único fornecedor de BCG nos EUA.
Fonte: Fiercepharma