FDA aprova Amtagvi da Iovance como primeira terapia com células T para um tumor sólido
A classe de tratamento de terapia com células T, que transformou o tratamento de certos tipos de câncer no sangue, alcançou agora o campo dos tumores sólidos graças à aprovação da FDA para uma imunoterapia inédita desenvolvida pela Iovance Biotherapeutics.
Chamado Amtagvi, ou lifileucel, o medicamento é a primeira terapia individualizada de linfócitos infiltrantes de tumor (TIL) a chegar ao mercado. A FDA concedeu na sexta-feira uma aprovação acelerada para pacientes com melanoma avançado após tratamento prévio com um inibidor PD-1 ,e um inibidor BRAF se o tumor possuir a mutação BRAF V600.
Semelhante às terapias com células CAR-T existentes, o Amtagvi é fabricado usando células do sistema imunológico de pacientes individuais. Para fazer o produto final, as células TIL de um paciente são coletadas de uma parte do tumor ressecado e depois expandidas para fora do corpo antes de serem infundidas de volta no paciente.
O sistema imunológico cria naturalmente células TIL que podem reconhecer marcadores distintos na superfície das células cancerígenas e lançar um ataque. Amtagvi basicamente reabastece o corpo com essas células imunológicas que combatem o câncer, à medida que suas contrapartes produzidas naturalmente perdem seu poder com o tempo.
Antes de Amtagvi, as terapias CAR-T só tinham sido capazes de combater alguns cancros do sangue ,em parte porque os tumores sólidos não possuem biomarcadores de superfície celular apropriados para as células CAR-T atingirem. Uma terapia TIL resolve esse problema porque as células TIL são naturalmente programadas para identificar biomarcadores de câncer.
Fonte: Fircepharma