Moderna e Pfizer ganham aprovação do FDA para suas vacinas COVID adaptadas
A FDA autorizou o uso de novas vacinas da Pfizer/BioNTech e Moderna, que foram projetadas para defender contra a variante Ômicron KP.2 do SARS-CoV-2.
A aprovação vem no momento em que a notícia de uma nova variante ômicron, KP.3.1.1, está começando a eclipsar a KP.2 como a cepa dominante do vírus nos Estados Unidos. Os fabricantes das vacinas adaptadas dizem que as similaridades nas cepas são tais que as novas vacinas ainda serão eficazes.
Em uma declaração, um porta-voz da Pfizer disse que a empresa e sua parceira BioNTech estarão “preparadas para desenvolver fórmulas de vacinas modificadas, conforme os dados comprovarem e conforme as agências reguladoras recomendarem”.
O FDA aprovou ambas as vacinas adaptadas para pessoas com 6 meses ou mais. Embora as vacinas sejam totalmente aprovadas para pacientes com 12 anos ou mais, o aceno para aqueles com idades entre 6 meses e 11 anos é uma autorização de emergência. Ambas devem ficar disponíveis nos próximos dias, disseram as empresas.
Dada a imunidade decrescente da população devido à exposição anterior ao vírus e à vacinação anterior, encorajamos fortemente aqueles que são elegíveis a considerar receber uma vacina atualizada contra a COVID-19 para fornecer melhor proteção contra as variantes atualmente em circulação.
Outro produtor de vacinas contra a COVID-19, a Novavax, disse que espera obter autorização para sua vacina adaptada a tempo para o pico da temporada de vacinação, assim que o FDA concluir a revisão de seus dados.
Fonte: Fiercepharma