Home / Medicamentos / Uso e aprovacoes / Estudo mostra que vacina Mpox da Bavarian Nordic provoca resposta imunológica em adolescentes

Estudo mostra que vacina Mpox da Bavarian Nordic provoca resposta imunológica em adolescentes

Fonte: Freepik
 Fonte: Freepik

Com o surto de mpox (antigamente varíola dos macacos) do clado 1 devastando o Congo e outros países da África Central, os jovens se tornaram significativamente vulneráveis ​​à infecção.

Embora a vacina Jynneos da Bavarian Nordic seja aprovada em vários países para prevenir infecções por mpox e varíola em adultos, há uma falta de dados para apoiar sua aprovação em adolescentes. Mas isso está começando a mudar, pois os resultados provisórios de um teste de Jynneos em adolescentes indicam que ela é segura e provoca uma resposta imune comparável à vista em adultos.

No início desta semana, com base nos resultados de um estudo de 2023, a Organização Mundial da Saúde anunciou a pré-qualificação do Jynneos para adolescentes de 12 a 17 anos.

O estudo mais recente, patrocinado pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NAID) e conduzido pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), demonstrou que o Jynneos desencadeia uma resposta imunológica em indivíduos entre 12 e 17 anos, que é comparável às respostas observadas em adultos entre 18 e 50 anos.

No teste, que inclui 315 adolescentes nos Estados Unidos que receberam as duas doses padrão de Jynneos com quatro semanas de intervalo, os pesquisadores mediram os níveis de anticorpos duas semanas após a segunda dose e monitoraram os pacientes por seis meses após a vacinação completa. Também participa do estudo um grupo de comparação de 135 adultos com idades entre 18 e 50 anos.

Além de descobrir que os níveis de anticorpos eram comparáveis ​​entre os grupos, os pesquisadores não descobriram nenhuma diferença na frequência de efeitos colaterais adversos. Embora relatos de tontura tenham sido mais comuns em adolescentes do que em adultos, a diferença na frequência correspondeu à observada em outras vacinas administradas em adolescentes e adultos.

Fonte: Fiercepharma