Estudo mostra que vacina Mpox da Bavarian Nordic provoca resposta imunológica em adolescentes

Com o surto de mpox (antigamente varíola dos macacos) do clado 1 devastando o Congo e outros países da África Central, os jovens se tornaram significativamente vulneráveis à infecção.
Embora a vacina Jynneos da Bavarian Nordic seja aprovada em vários países para prevenir infecções por mpox e varíola em adultos, há uma falta de dados para apoiar sua aprovação em adolescentes. Mas isso está começando a mudar, pois os resultados provisórios de um teste de Jynneos em adolescentes indicam que ela é segura e provoca uma resposta imune comparável à vista em adultos.
No início desta semana, com base nos resultados de um estudo de 2023, a Organização Mundial da Saúde anunciou a pré-qualificação do Jynneos para adolescentes de 12 a 17 anos.
O estudo mais recente, patrocinado pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NAID) e conduzido pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), demonstrou que o Jynneos desencadeia uma resposta imunológica em indivíduos entre 12 e 17 anos, que é comparável às respostas observadas em adultos entre 18 e 50 anos.
No teste, que inclui 315 adolescentes nos Estados Unidos que receberam as duas doses padrão de Jynneos com quatro semanas de intervalo, os pesquisadores mediram os níveis de anticorpos duas semanas após a segunda dose e monitoraram os pacientes por seis meses após a vacinação completa. Também participa do estudo um grupo de comparação de 135 adultos com idades entre 18 e 50 anos.
Além de descobrir que os níveis de anticorpos eram comparáveis entre os grupos, os pesquisadores não descobriram nenhuma diferença na frequência de efeitos colaterais adversos. Embora relatos de tontura tenham sido mais comuns em adolescentes do que em adultos, a diferença na frequência correspondeu à observada em outras vacinas administradas em adolescentes e adultos.
Fonte: Fiercepharma