FDA aprova Opdivo subcutâneo da BMS
Quase exatamente 10 anos após a aprovação inicial do Opdivo da Bristol Myers Squibb como o primeiro inibidor de PD-1 nos EUA, a agência liberou uma versão subcutânea da imunoterapia contra o câncer.
A aprovação de 27 de dezembro foi concedida ao Opdivo Qvantig, que co-formula nivolumab com hialuronidase humana recombinante, em quase todas as indicações de tumores sólidos existentes para Opdivo intravenoso. A hialuronidase é uma enzima que facilita a absorção subcutânea do medicamento ativo nivolumab.
A versão subcutânea pode transformar a maneira como o atendimento é prestado aos pacientes, pois permite que os provedores gastem menos tempo preparando e administrando o tratamento.
Para unidades de saúde, o Opdivo Qvantig pode reduzir os encargos relacionados à capacidade de infusão; para os pacientes, ele reduz o tempo de tratamento para receber um inibidor de ponto de verificação de uma infusão de 30 minutos para três a cinco minutos para uma injeção.
Antes da oferta da BMS, o inibidor de PD-L1 da Roche, Tecentriq, tornou-se o primeiro inibidor de checkpoint a garantir uma aprovação subcutânea do FDA. Chamado de Tecentriq Hybreza, o tempo de tratamento da injeção é de cerca de sete minutos. Os dois medicamentos PD-1/L1 rivais incorporam a tecnologia de administração subcutânea de medicamentos baseada em hialuronidase humana recombinante da Halozyme, ENHANZE.
Fonte: Fiercepharma