Tremfya da J&J obtém aprovação importante do FDA para doença de Crohn

Com outra aprovação para doença inflamatória intestinal (DII) para o Tremfya, a Johnson & Johnson continua cumprindo o plano de sucessão para seu sucesso de vendas autoimune em declínio, o Stelara.
A FDA aprovou o Tremfya (guselkumab) como uma opção de tratamento para adultos com doença de Crohn (DC) ativa moderada a grave, informou a empresa em um comunicado à imprensa.
O sinal verde marca a quarta aprovação do Tremfya pela FDA desde que o medicamento recebeu uma aprovação inicial para tratar psoríase em placas em 2017. Mais recentemente, em setembro, o anticorpo recebeu sua primeira aprovação para DII em colite ulcerativa (CU) moderada a grave.
A crescente lista de indicações é essencial para o plano da J&J para que o Tremfya assuma o posto da imunologia do antigo sucesso de bilheteria da empresa, o Stelara, que agora enfrenta a concorrência de biossimilares na Europa e nos EUA. As vendas do Stelara caíram 4% no ano passado, e a J&J espera mais erosão nas vendas agora que os biossimilares estão disponíveis nos EUA.
A doença de Crohn é uma das duas manifestações da DII junto com a colite ulcerativa. Coletivamente, a J&J estima que as condições inflamatórias intestinais afetam quase três milhões de pessoas nos EUA.
Embora outras terapias avançadas de IL-23 já existam para tratar a doença de Crohn — como o Skyrizi da AbbVie — esses medicamentos exigem infusões em clínicas físicas no início do tratamento, o que pode ser penoso para os pacientes, observou a J&J em seu anúncio de aprovação. Em comparação, na doença de Crohn, o Tremfya agora é permitido tanto como um medicamento intravenoso quanto subcutâneo autoadministrado desde o início do tratamento.
A J&J entrou com um pedido no FDA na esperança de obter uma aprovação subcutânea para o Tremfya também no tratamento da colite ulcerativa.
Fonte: Fierce Pharma