Home / Medicamentos / Uso e aprovacoes / O Carvykti da Johnson & Johnson e da Legend Biotech pode prolongar vidas em mieloma múltiplo

O Carvykti da Johnson & Johnson e da Legend Biotech pode prolongar vidas em mieloma múltiplo

Fonte: Freepik
 Fonte: Freepik

Em uma grande vitória para a Johnson & Johnson e a Legend Biotech, sua principal terapia CAR-T, Carvykti, mostrou que pode prolongar a vida de pacientes com mieloma múltiplo previamente tratado.

A J&J e a Legend anunciaram a vitória de sobrevida global “estatisticamente significativa e clinicamente significativa” do ensaio de fase 3 CARTITUDE-4, que comparou o Carvykti com terapias de combinação padrão em pacientes com mieloma que tentaram de uma a três linhas de terapia anteriores. Os regimes padrão usados ​​no estudo incluíram o Velcade da Takeda ou o Darzalex da J&J em suas combinações com o Pomalyst da Bristol Myers Squibb e o corticosteroide dexametasona.

Mesmo antes do resultado positivo, o Carvykti havia  obtido a aprovação do FDA em abril como terapia de segunda linha para mieloma múltiplo com base em dados do CARTITUDE-4, que mostram que o CAR-T direcionado ao BCMA pode reduzir o risco de progressão da doença ou morte em 59% em comparação às terapias padrão.

Agora, a sobrevida global mostra que o Carvykti está ainda mais à frente do rival CAR-T da BMS, o Abecma, que é aprovado como um tratamento de terceira linha e sem evidências de benefício de extensão de vida.

No estudo de fase, a Abecma demonstrou uma melhora de 51% na sobrevida livre de progressão em comparação com combinações padrão em pacientes que falharam em pelo menos duas linhas anteriores de terapia. Mas os pesquisadores não encontraram nenhum sinal de benefício de sobrevida geral antes do ajuste para cruzamentos de pacientes de controle. Dada a maturidade dos dados, o estudo provavelmente não atingirá significância estatística na métrica de sobrevida geral.

Enquanto isso, a vitória da Carvykti na sobrevivência geral não foi uma surpresa completa. Durante um corte de dados anterior no final de 2023, quando cerca de metade das mortes aconteceram para a análise de sobrevivência final planejada do CARTITUDE-4, a Carvykti foi associada a uma redução prematura de 43% no risco de morte, o que marcou uma melhora em relação à redução de 22% registrada quando cerca de um terço das mortes aconteceram. O tamanho do efeito em expansão deu à J&J e à Legend a esperança de que uma vitória estatisticamente significativa estava ao alcance.

Fonte: Fiercepharma